2019-12-23_01-22-17

A partir do dia 11 de dezembro, a Praça da Paz, em Foz do Iguaçu, se transformará em uma grande Vila de Natal, com pinheiros, estrelas, quebra nozes, duendes e brinquedos, que remontam às histórias clássicas infantis. A decoração permanecerá até o dia 6 de janeiro.
 

Além das belezas e encantos da decoração, o público poderá visitar a Feira de Natal, onde serão comercializados artesanatos, produtos e alimentos, sempre das 19h às 23h. O evento seguirá todas as normas sanitárias vigentes de prevenção à Covid-19.
 

“O Natal deste ano é uma viagem, um mergulho às histórias infantis, aquelas histórias clássicas do quebra nozes, das bailarinas, dos soldadinhos de chumbo, e claro, do Papai Noel. A textura dos enfeites será através dos doces, dos brinquedos, do parque de diversões, estará no colorido das luzes. Este é um momento de buscar a beleza nos detalhes, que tanto encantam as crianças”, detalhou a coordenadora artística do Natal de Foz, Vera Vieira.
 

A Praça da Paz também receberá o presépio, a Casinha do Papai Noel e ganhará cantinhos especiais como a “Floresta Encantada” e o “Foz das Neves”. Réplicas dos atrativos turísticos da cidade, como das Cataratas do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras, Parque das Aves e as pontes da Amizade e da Fraternidade, completarão a decoração de Natal.
 

Este ano, em razão da pandemia, não haverá shows e apresentações artísticas para evitar a aglomeração de pessoas.
 

Preparativos

A organização avança nos preparativos do evento, que se transformou nos últimos anos em umas das festividades mais importantes do município. Na quarta-feira (18), a Fundação Cultural publicou em Diário Oficial o Pregão Eletrônico n° 13/2020, para contratação de empresa para fornecimento, instalação, ligações, manutenção e retirada de enfeites natalinos na Praça da Paz. A montagem da estrutura, principalmente, dos serviços de marcenaria, também será feita através de parceria com o Depen (Departamento Penitenciário Nacional).
 

Atrações em Foz

O Natal de Foz se integra ao Natal de Luzes da Itaipu Binacional, que começa no dia 5 de dezembro na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A. O evento inclui projeção mapeada, sempre das 20h à meia-noite. O espetáculo poderá ser visto de todos os ângulos e de todos os jeitos: a pé ou de carro, pelo sistema drive-thru. As apresentações diárias, com várias sessões, ocorrem até dia 23. Já a decoração permanece até a primeira semana de janeiro.

Além da projeção mapeada, com um roteiro surpresa, o terreno da catedral abrigará uma vila de Natal, com barracas de artesanato e elementos decorativos para visitação do público. O prédio do Centro Executivo também será decorado com o mesmo tema.


Promoção

O Natal de Foz 2020 é uma realização da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e em parceria com a Itaipu Binacional.